Neste mês, os nossos seguidores da Fanpage e Instagram foram indagados com o seguinte questionamento: o que você perguntaria para um criminólogo?
Sendo assim, criamos uma série de vídeos chamada “Pergunte ao criminólogo”, em que Georg Frey, com 29 anos de experiência na área, irá respondendo aos poucos os questionamentos levantados.
E a primeira pergunta foi: o que faz um criminólogo?
É muito comum vermos em filmes e séries policiais aquele profissional que trabalha estudando o crime, analisando a personalidade do criminoso e a perspectiva da vítima.
No entanto, um criminólogo pode atuar bem mais perto do que imaginamos: dentro da nossa própria empresa.
A criminologia é uma ciência interdisciplinar, ou seja, formada por uma série de disciplinas, como a sociologia, psicopatologia, direito, biologia, entre outras, abrindo espaço para que esse profissional atue em diversos tipos de casos e em conjunto com especialistas de outras áreas.
O criminólogo trabalha observando fatos e identificando a motivação da infração, ajudando tanto a descobrir uma ação criminosa, como também a prevenir que ela aconteça.
A atuação do criminólogo dentro de uma empresa
No meio corporativo, o criminólogo pode atuar em conjunto com os setores de Recursos Humanos e de Auditoria.
Trabalha analisando o comportamento humano e, principalmente, os comportamentos desviantes, que podem trazer prejuízos futuros para uma empresa.
Vamos entender um pouco mais sobre a atuação deste profissional em cada área.
O criminólogo e o setor de RH
Em conjunto com o RH, o criminólogo torna-se peça essencial nos processos seletivos, principalmente na seleção de funcionários para cargos com grande poder de decisão na companhia.
Participando dessa filtragem, ele vai atuar observando os detalhes e pode conseguir identificar, por exemplo, pessoas com grandes habilidades para a mentira ou com psicopatias e condutas divergentes, em que, provavelmente, o setor de Recursos Humanos não teria a mesma habilidade para reconhecer.
Essa atuação preventiva do profissional de criminologia em processos seletivos pode impedir que profissionais deste tipo sejam contratados posteriormente, representando altos riscos para a companhia.
O criminólogo e o setor de Auditoria
Mas e se a empresa anda desconfiando que está sendo roubada internamente, por alguém que já faz parte do corpo de funcionários?
Nesses casos, o criminólogo também está apto para atuar, investigando o colaborador com comportamento desviante em conjunto com o setor de Auditoria.
Quer entender um pouco mais sobre o que faz um profissional de criminologia? Assista logo abaixo o vídeo do nosso criminólogo Georg Frey.
E você, o que perguntaria a este profissional?