Se você é gestor de alguma empresa, é possível você já tenha tido em suas mãos uma equipe desmotivada, pouco participativa, que apresenta baixos resultados e que não veste a camisa do time.
Ou até mesmo tenha percebido um aumento na saída de funcionários, o que acarreta sempre em um grande custo de recrutamento e treinamento de novos talentos para a empresa.
E se você é funcionário, já se sentiu assim? Pouco motivado, como se não estivesse feliz e realizado profissionalmente?
Neste artigo, vamos ensinar como descobrir e evitar os maiores erros organizacionais que desmotivam uma equipe ou um colaborador.
Você aprenderá mais sobre:
- A Teoria de Maslow, apresentando as maiores necessidades do homem;
- A Pirâmide de Maslow aplicada em situações comuns dentro de uma empresa;
- O que eliminar e o que fazer para motivar a sua equipe;
- Um exercício para você responder e analisar se a sua organização anda cometendo erros causadores da desmotivação;
E, ao final deste artigo, ainda colocamos um vídeo bem explicativo do criminólogo Georg Frey, mostrando de forma lúdica a Teoria de Maslow.
Vamos juntos?
Teoria de Maslow: desvendando as necessidades do homem
Abraham Harold Maslow, pesquisador e psicólogo americano, construiu em meados do século XX uma teoria que falava sobre a motivação das pessoas.
Segundo Maslow, quanto maior fosse o grau de satisfação de um funcionário, mais ele estaria motivado e mais contribuiria para a empresa.
Mas, como conquistar essa satisfação?
Segundo ele, a satisfação e a motivação estão intimamente relacionadas com o suprimento de algumas necessidades básicas do ser humano, que vão desde alimento e proteção, até a realização profissional do indivíduo.
Sendo assim, ele ilustrou a teoria em forma de uma pirâmide, chamada de Pirâmide de Maslow, em que ele dispôs em níveis hierárquicos as necessidades que os homens buscavam satisfazer.
Acredite: conhecendo essa teoria de forma aplicável, você vai aprender como identificar o problema que está causando essa desmotivação na equipe, ou até em você como profissional, e vai poder avaliar como está a sua empresa, podendo sugerir mudanças eficazes.
Segundo a Teoria de Maslow, as necessidades humanas podem ser dividas em cinco níveis:
Fonte: E vou vivendo
- Necessidades fisiológicas
- Necessidades de segurança
- Necessidades sociais
- Necessidades de estima
- Necessidades de autorrealização
Vamos explicar um a um, aplicando à realidade de uma empresa.
1# Necessidades fisiológicas
Em primeiro lugar, o homem busca suprir as necessidades fisiológicas, como: comer, beber, dormir, ter desejo sexual, entre outros. São necessidades relacionadas à sobrevivência do indivíduo e da espécie humana.
Ele busca um trabalho visando, em primeira instância, ter dinheiro para suprir essas necessidades iniciais. Certo?
Depois que ele satisfaz isso, o que se torna o principal objetivo dele é a necessidade de segurança.
2# Necessidades de segurança
Essa necessidade é responsável pelo desejo de ter estabilidade no emprego para continuar suprindo as necessidades fisiológicas que falamos agora a pouco (fase anterior na pirâmide), como comprar comida, dormir bem, entre outros.
Pense em um funcionário que tem uma forte relação com a empresa em que trabalha. Se em algum momento a companhia estiver passando por uma instabilidade, isso pode provocar tamanha incerteza e insegurança no colaborador, fazendo com que ele sinta um enorme medo de perder o emprego e vá atrás de novas oportunidades que passem a segurança e a estabilidade que ele precisa.
Essas duas necessidades citadas acima (fisiológicas e de segurança) são necessidades básicas, o mínimo que qualquer funcionário deseja em uma empresa: um bom salário, estabilidade e boas condições de trabalho.
Mas atenção! Oferecer esses serviços não traz motivação para o colaborador, pois são itens básicos. Por outro lado, se também não existirem, causam uma enorme insatisfação.
É muito comum que os funcionários que vivem suprindo apenas essas necessidades básicas não consigam vestir a camisa da empresa.
A preocupação dessas pessoas não é status ou estima, e sim trabalhar para que existam condições de ter comida e um local seguro para ele e sua família dormirem no fim do dia.
É muito normal, em organizações, se ouvirem críticas quanto às atitudes desses funcionários, por só visarem o pagamento no final do mês, sem maiores compromissos, no entanto, esses colaboradores não estão tendo as motivações suficientes para sentirem necessidades e aspirações maiores, aumentando, assim, o compromisso deles com a empresa.
Antes de citarmos os pontos que realmente motivam um funcionário e uma equipe inteira, convidamos você para um exercício. Avalie: a sua empresa, ou a empresa em que você trabalha, supre essas necessidades básicas?
Caso a resposta seja negativa, é necessário que, em primeiro lugar, se trabalhe para eliminar esses fatores que causam insatisfação aos funcionários para, depois, se pensar em agir a favor dos fatores motivacionais.
Se a resposta for positiva e a sua empresa supre bem essas necessidades fisiológicas e de segurança, é normal que os funcionários criem novas necessidades: as necessidades sociais.
3# Necessidades sociais
Essas necessidades são relativas a um bom ambiente de trabalho, para que o funcionário sinta uma sensação de pertencimento ao grupo, que é querido e necessário naquele lugar.
É a partir dessa fase que a empresa tem a possibilidade de trabalhar a motivação do empregado. Então, fique atento!
Se a empresa não proporciona esse bom ambiente de trabalho, a frustração dessa necessidade de afeição leva o funcionário a uma falta de adaptação ao meio, o que acarreta um sentimento de incompetência, de não se sentir parte daquele ambiente, deixando de ser um membro participativo na equipe.
Mas, caso contrário, se o funcionário tiver as suas necessidades fisiológicas, de segurança e sociais supridas, surge a necessidade de estima.
4# Necessidades de estima
Essa é a necessidade de sentir-se útil, respeitado, confiante e reconhecido no ambiente de trabalho.
O funcionário sente que pode usar o salário que recebe como forma de recompensa para comprar uma casa ou um carro desejado, alimentando, assim, a sua autoestima e sua heteroestima, que é reconhecimento vindo de outras pessoas.
E, por fim…
5# Necessidades de autorrealização
São as necessidades que estão no topo da hierarquia, do empregado sentir orgulho de si mesmo no âmbito profissional e pessoal.
Concluindo: o que eliminar e o que fazer para motivar
Para se manter uma equipe motivada, é importante que os gestores busquem identificar quais dessas necessidades os funcionários têm de forma satisfatória dentro da empresa e busquem imediatamente suprir a necessidade que há um degrau acima dela na pirâmide.
Lembre-se: a motivação ocorre quando o empregado já tem suprido as necessidades fisiológicas e de segurança.
Resumidamente, os dois passos para aumentar a motivação de uma equipe numa empresa são:
- Eliminar os fatores que causam insatisfação nos colaboradores, vistos nas duas primeiras fases da pirâmide: salários baixos, insegurança, instabilidade na empresa e condições de trabalho ruins;
- Focar nos fatores motivacionais (outras três fases da pirâmide), criando um bom ambiente de trabalho, possibilidade de crescimento profissional, reconhecimento dos trabalhos bem executados, entre outros.
Atenção! Minimizar a insatisfação e aumentar a motivação são processos distintos, mas devem ser considerados com a mesma importância.
Exercício: descubra se a sua empresa motiva ou não a equipe
A partir daí, faça os seguintes questionamentos para saber se a sua empresa anda motivando os funcionários ou não:
- Necessidades sociais
- Os seus colaboradores são receptivos uns com os outros?
- O ambiente de trabalho é bom e acolhedor?
- Necessidades de estima
- O seu funcionário se sente competente?
- Sua empresa cria novos desafios para os colaboradores alcançarem?
- Sua empresa investe no desenvolvimento dos seus funcionários?
- Sua empresa reconhece o valor de cada colaborador dentro da instituição?
- São feitos eventos para parabenizar e reconhecer os resultados alcançados?
- Necessidades de autorrealização
- O seu funcionário consegue se realizar como pessoa dentro do papel que ele exerce na empresa?
- A sua empresa atua com uma responsabilidade social e ambiental?
- A empresa incentiva os colaboradores a atuarem em trabalhos voluntários?
Um indivíduo não sente a necessidade de um nível superior se não estiver satisfeito ou quase inteiramente satisfeito com o nível em que se encontra na pirâmide.
No entanto, quanto maior o nível na pirâmide que ele estiver, maior o seu nível de motivação e mais ele será um membro atuante na equipe, trazendo melhores resultados. E não se esqueça de reconhecê-lo por isso!
No novo vídeo que postamos no Canal da UACH, o criminólogo Georg Frey nos apresenta essa pirâmide de forma bem explicada. Assista logo abaixo: